sexta-feira, 27 de março de 2015

3ª LEI DE NEWTON - LEI DA AÇÃO-REAÇÃO

A lei da ação-reação diz-nos que:
“Quando dois corpos estão em interação, à ação de um corpo sobre outro corresponde sempre uma reação igual e oposta que o segundo corpo exerce sobre o primeiro”

Aqui está uma melhor explicação desta lei:
As forças descrevem a interação entre dois corpos, atuando sempre aos pares. Assim, um corpo exerce uma força sobre outro e o segundo exerce também uma força sobre o primeiro.
Ou seja, falando no dia-a-dia: sempre que exercemos uma força sobre um corpo, esse corpo exerce uma força sobre nós. Ao conjunto da força que nós exercemos e da força que o corpo exerce sobre nós chamamos Par Ação-Reação.
As forças que constituem o par ação-reação podem atuar por contacto ou à distância e são caracterizadas da seguinte forma:
Têm a mesma direção
Têm a mesma intensidade
Têm sentido oposto à que nós exercemos
Estão aplicadas em corpos diferentes: uma em cada corpo
Aqui temos dois exemplos para melhor percebermos esta lei:

1º exemplo:
Uma pessoa empurra a parede com uma força, e a parede “empurra” de igual modo a pessoa fazendo com que a pessoa recue um pouco. De seguida, a pessoa empurra a parede com o dobro da força e, consequentemente, recua quase o dobro do que recuou pela primeira vez.
Com esta experiência é possível concluir que só existem forças aos pares, uma vez que ao exercer uma força sobre a parede esta exerce uma fora sobre nós.
Podemos também concluir que essa força tem igual valor à que lhe foi exercida, uma vez que quanto mais força aplicarmos sobre a parede, mais esta exerce sobre nós e consequentemente mais recuamos.

2ºexemplo:
Um jogador de basquetebol está a treinar para um jogo e atira a bola de basquete ao chão. Esta volta a ser projetada para as mãos do jogador com a mesma força que o jogador aplicou.
Desta forma é possível ver-se a presença de forças aos pares com a mesma direção, a mesma intensidade mas sentido oposto à que nós exercemos.

Aqui temos ainda alguns exemplos através de imagens:

Bibliografia:
manual de 9º ano de cfq – “Viver melhor na Terra”


Sem comentários:

Enviar um comentário